Tosse em cães pode ser sinal de colapso de traqueia?
Se o cão está tossindo com frequência, os tutores devem ter cuidado, pois ele pode estar com colapso da traqueia. Trata-se de uma doença progressiva, causada por um enfraquecimento de anéis traqueais. Independente da idade do animal, o problema, que pode ser adquirido ou congênito, pode estar associado, também, ao relaxamento da membrana da traqueia e à degeneração da cartilagem de anéis traqueais.
Os cachorros de pequeno porte são os que apresentam maior predisposição à doença. Raças como Poodle, Yorkshire Terrier e Maltês estão na lista dos mais suscetíveis, tanto machos, quanto fêmeas.
Um fator preocupante e que se torna ainda mais agravante é a obesidade. Animais gordinhos apresentam, por si só, uma redução de sua capacidade respiratória.
Além do exame clínico de consultório, a radiografia é um bom recurso para ajudar a definir o diagnóstico. Porém, não é descartada a necessidade de verificação das vias aéreas com exames como a endoscopia, a traqueoscopia, a broncoscopia e ultrassonografia da traqueia.