Colapso de Traqueia em Cães

A traqueia é um órgão fundamental do sistema respiratório do seu cão. Ela fica no pescoço e leva o ar até os pulmões. Todo oxigênio que o seu animal respira passa por ela. No entanto, uma deformação desse órgão pode impedir a passagem do ar. Por isso, o colapso de traqueia é tão grave, e precisa ser corrigido. A colocação de próteses pode ser a solução.

As Causas do Colapso de Traqueia

Na grande maioria das vezes, o colapso de traqueia é causado por fatores genéticos. Alguns cães tendem a sofrer deformação dos anéis de cartilagem que compõem a traqueia, fazendo com que parte dela fique estreita, impedindo a passagem do ar.

Em algumas raças, especialmente as de menor porte – como Lulu da Pomerânia, Maltês, Yorkshire e Poodle – os anéis da traqueia são mais moles. O processo de envelhecimento e as variações de pressão que atingem o pescoço do animal aceleram a deformação e achatam os anéis da traqueia, que entra em colapso.

Principais Sintomas

Os principais sintomas do colapso de traqueia são a tosse e a dificuldade para respirar, especialmente em momentos de excitação, como quando o dono chega em casa, ou durante passeios, brigas e brincadeiras. Alguns animais podem chegar a desmaiar e apresentar mucosas de cor azulada. Os sintomas mais comuns são:

  • Tosse curta, rouca, seca e alta – semelhante ao grasnar de um ganso.
  • Dificuldade para respirar;
  • Cianose (mucosas azuladas).
  • Sonos com roncos altos;
  • Desmaios.

Atenção: Se o seu animal apresenta algum desses sintomas, ele deve ser encaminhado para um veterinário clínico, para a realização de exames. Como o estreitamento de traqueia é dinâmico na quase totalidade dos casos, a radiografia muitas vezes pode não mostrá-lo no momento em que ele ocorre (indicando um falso negativo). Justamente por ser dinâmico, os exames mais acurados para diagnóstico do colapso de traqueia são a Fluoroscopia ou a Broncoscopia.

Vale lembrar que a doença geralmente começa ao poucos, com uma tosse leve, que pode ser confundida com algum outro problema. A tosse, inclusive, é um dos sintomas de problemas cardiológicos. O ganho de peso pode causar uma piora importante no quadro. A recomendação, portanto, é que o animal mantenha o peso dentro da normalidade, para evitar o agravamento dessa condição.